sexta-feira, 11 de maio de 2007

e08-usando o google acadêmico e a pesquisa avançada

Considere a pesquisa que está desenvolvendo para a disciplina de história da arte e faça o seguinte:

a) poste como comentário aqui no meu blog o tema do seu trabalho. Não se esqueça de identificar o seu grupo.
O tema é referente ao impacto da missão artística francesa na sociedade brasileira.

f) transcreva no seu blog título e resmo (também conhecido com abstract) e não se esqueça de colocar o link.

Fonte 1
Esta tese aborda as relações entre arte e história a partir da análise da iconografia pictórica do século XIX, que compõe o patrimônio "biográfico-visual" da nação e retrata os grandes momentos históricos e seus heróis, com destaque para a tela Independência ou Morte (1888), de Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843-1905). A pintura de gênero histórico é fonte de compreensão e de representação dos acontecimentos históricos e, embora não se configure em instrumento de mera legitimação simbólica do Império, encaixava-se perfeitamente na idéia de formação de um corpo coeso moldado em torno de objetivos comuns, contribuindo sobremaneira para a construção de uma leitura gloriosa de nosso passado afinada com o discurso de duas instituições: a Academia Imperial de Belas Artes e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Independência ou Morte é uma obra nodal na construção da nacionalidade conforme o discurso da época; é um dos exemplos mais reveladores não só da articulação, mas também da tensão entre o pictórico e o histórico, e seu autor, chave para a compreensão da Pintura Histórica brasileira na época.
http://www.artes.ufpr.br/publicacoes/consuelo/tese_consuelo.pdf

Fonte 2
Este artigo analisa a relação entre a pintura histórica e a disciplina História durante o século XIX e traça paralelos entre o trabalho do artista e do historiador. Estes profissionais estavam engajados na formação de uma memória nacional e no estabelecimento de uma identidade. A Academia Imperial de Belas Artes (Aiba) e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) eram as instituições responsáveis pela construção simbólica da nação, por meio da narrativa sobre o passado, através da pintura histórica ou dos artigos do IHGB. http://www.cchla.ufpb.br/pergaminho/perg00-castro.pdf

Fonte 3
Quando, em 1808, a Corte de Portugal se instala no Rio de Janeiro, ocorrem uma série de transformações, como a abertura dos portos ao comércio e a chegada de inúmeros viajantes, o que ocasiona, para Sérgio Buarque de Holanda, “um redescobrimento do Brasil”. Através dos desenhos, relatos, coleções e classificações, uma “geografia imaginativa” do Império é construída,pautada em sua natureza, principalmente pelos viajantes naturalistas. Conjugando as novas materialidades que se constroem – a partir de uma conjuntura inédita que é a presença da metrópole nos trópicos – com as novas idéias estrangeiras, a partir das quais se investiga a natureza “brasílica”, se pode chegar a importantes aportes para o estudo do processo de formação de uma identidade brasileira, a qual será fundamentada, essencialmente, em seu território e em sua natureza.
http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-218-64.htm

Fonte 4
O presente trabalho propõe uma releitura das obras do artista francês, Jean Baptiste Debret, que veio ao Brasil junto com a Missão Artística Francesa. Entre os anos de 1834 e 1839, quando voltou a Paris, o pintor editou o livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil onde reuniu todas as aquarelas sobre os estudos realizados no Brasil. Esta obra legou um precioso documentário, pois, retrata o modo de viver da sociedade brasileira no século XIX. Sendo assim, a iconografia registrada por Debret é uma riquíssima fonte de pesquisa para historiadores e professores de história.
As novas abordagens e fontes de pesquisa ganham importância com o advento da Escola dos Annales que propunha entre outras coisas a ampliação do campo de pesquisa. A partir da Nova História, os historiadores tiveram liberdade para extrapolarem suas fontes de estudos. Apoiado em pesquisa bibliográfica e documental, o artigo tem por finalidade destacar a importância da iconografia enquanto fonte de pesquisa e informações que auxiliam os historiadores nas produções historiográficas.
As imagens não são meras ilustrações que acompanham os textos escritos, mas representam a organização social, os valores morais e religiosos, os usos e costumes de determinado período e sociedade.
http://www.fflch.usp.br/dh/anpuhsp/downloads/CD%20XVII/Painéis/Ana%20Claudia%20Santos%20de%20Souza.pdf

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